domingo, 22 de maio de 2011

Mareva Galanter - Ukuyéyé (2006)

Ela: Já ganhou concursos de beleza.É atriz e também música. Qual a chance de ser bem sucedida em todas essas áreas? Poucas. Mas, na França, esse combo de beleza+arte parece funcionar. Vide Carla Bruni e Jane Birkin. Mareva tem dois álbums lançados (este o primeiro). Já trabalhou com gente como Martin Duffy e Rufus Wainwright, além do grupo francês de bossa nova (?) Nouvelle Vague, famoso por fazer versões dos mais variados artistas e estilos.

O álbum: Ukulele+yéyé= Ukuyéyé. O "yé yé" é um estilo musical que surgiu na França no começo dos anos 60. Caracterizado por canções doces, animadas e com uma sensualidade inocente, adolescente. Algo que fez o terrible infant Serge Gainsboug chamar France Gall, uma das maiores expoentes do gênero, de lolita, na época. Aliás, apesar de Serge não ser nada inocente, escreveu várias canções para yé yé girls. A mais famosa talvez seja "Poupee de cire poupée de son", feita para France Gall e gravada por várias bandas posteriormente, inclusive o Belle and Sebastian.

O álbum tem partes bem rock'n'roll, outras que mostram certa delicadeza eletrônica e outras de pura nostalgia sessentista. Mas não é uma mera cópia. Mareva consegue capturar a atmosfera da época sem soar datada. Casa bem o pop francês de 50 anos atrás com o pop atual. E ela ainda toca ukulele! Finalizando: uma garota bonita, com voz doce e que canta em francês? Impossível ser ruim.

Nenhum comentário: