terça-feira, 14 de abril de 2015

Iron & Wine - Dreamers and Makers are my Favorite People (2015)

Acompanhando o lançamento de "Archive Series Volume 1", o Iron & Wine fez um curta metragem/concerto especial e postou em seu canal oficial no youtube. O álbum merece uma resenha a parte, mas para contextualizar: trata-se de uma compilação com músicas do começo da carreira, quando Sam Beam ainda gravava tudo de maneira lo-fi e as músicas eram reduzidas a apenas violão e voz. Folk simples e rústico. 

Quem conhece os dois primeiros álbuns já sabe que eles têm uma atmosfera diferente de todos os demais (o processo de gravação do primeiro, "The Creek Drank The Cradle", foi inteiramente caseiro e o segundo, "Our Endless Numbered Days", apesar de ter sido produzido no Engine Studios por Bryan Deck ("Counting Crows", "Into it. Over It". e "Modest Mouse", entre outros) ainda preserva o ar caseiro e minimalista). São meus preferidos. Sam Beam disse em entrevistas que gravar de maneira caseira e só com violão nunca foi algo proposital. Na época ele não podia pagar um estúdio profissional ou comprar muita aparelhagem, então produziu com o que tinha a mão. 


A ideia para esse concerto surgiu daí: como resgatar a atmosfera rural, caseira e simples do início da banda? Hoje em dia o Iron & Wine aparece em programas de tv, participa da trilha sonora de blockbusters e lota casas de shows. Algo assim não daria certo para promover uma coletânea de antigas canções. Felizmente encontraram o cenário perfeito: Jerry Run Summer Theater, um teatro construído no meio do nada em uma área rural do interior dos EUA por um morador que tinha o sonho de fazer algo para que artistas pudessem se apresentar e que atraísse os locais. Apesar das dificuldades e do risco do fracasso, Jerry Run construiu baseado na ideia "Se eu construir, eles virão". Algo semelhante ao que o próprio Sam Beam sentiu ao começar a gravar suas músicas. Ou seja, o casamento perfeito. Algo interessante é que a maioria das pessoas, moradores locais, não tinham ideia do que era "Iron & Wine", o que tornou a experiência ainda mais significante e real. Um verdadeiro retorno às origens. O vídeo tem 6 músicas intercaladas com entrevistas e fotos antigas. Atentem para o clima intimista e bucólico. Uma bela viagem pelos sons e visuais interioranos dos Estados Unidos que me proporcionaram meia hora de conforto.




Nenhum comentário: